• Ademir@lemmy.eco.brOPM
    link
    fedilink
    arrow-up
    10
    ·
    6 months ago

    Se qualquer pessoa quiser acompanhar os posts de gente popular

    A pessoa que é popular deveria vir para o fediverso. Mas tem instâncias que não vão desfederar. Além disso tem pontes como o bird.makeup que preenchem esse gap.

    O Fediverso é sobre o usuário ter essa liberdade. Se ele não quer interagir com o Meta, ele vai pra uma instância que bloqueia, se ele quer interagir ele fica em uma que não bloqueia.

    O Mastodon, e agora também o Lemmy, oferecem opção de exportação/importação da sua conta de usuário. Então você pode ir pra instância que quiser, quando quiser.

    • bighi@lemmy.world
      link
      fedilink
      arrow-up
      5
      ·
      edit-2
      6 months ago

      A pessoa que é popular deveria vir para o fediverso

      Eu concordo que esse é o mundo ideal, e que seria ótimo se isso acontecesse. Mas não vivemos nesse mundo imaginário. A grande maioria dos produtores de conteúdo nunca vai vir para o fediverso. Pelo menos não enquanto ele ainda tiver poucos usuários e for coisa de nicho.

      Então considerando as opções do mundo real, quem quiser seguir os grandes produtores de conteúdo tem duas opções:

      1. Ficar no Threads, onde vão ser servidas por algoritmos, tomar propaganda na cara, ser rastreadas, etc.

      2. Vir pro Fediverso e fugir de todas essas coisas horríveis, enquanto ainda podem acompanhar o conteúdo dos grandes produtores. E, uma vez aqui, poderiam ir construindo uma rede de amigos no fediverso, ter contato com mais conteúdo aberto.

      A opção 2 me parece maravilhosa! Mas desfederar eles elimina a opção 2 de vez, e só deixa pra eles a opção 1. Estamos forçando sei lá quantas milhares (milhões) de pessoas a escolher ir pro Threads e sofrer com todos os problemas de grandes redes sociais.

      Estamos passando a mensagem “Não venham pra cá! Lemmy/Mastodon são só pra nichos!!” Estamos basicamente EMPURRANDO as pessoas na direção dos algoritmos, propagandas, etc.

      Se cada vez que o fediverso tiver a chance de ganhar vários usuários nós fecharmos as portas, como o fediverso vai crescer? Não estamos matando o fediverso por sufocamento?

      • valveman@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        arrow-up
        4
        arrow-down
        1
        ·
        6 months ago

        não estamos matando o fediverso por sufocamento?

        Pela sua lógica, deveríamos manter a federação com todas as instâncias, inclusive as que permitem conteúdo ilegal e imoral, pelo bem de aumentar a quantidade geral de usuários. Não queremos isso.

        Eu entendo onde você quer chegar com isso, mas acho que a instância da Meta deve ser tratada como qualquer outra. Se viemos todos pra cá buscando um ambiente mais amigável e sem os problemas das outras redes sociais, porque deveríamos federar com instâncias que querem replicar esse tipo de comportamento no fediverso?

        Estamos basicamente empurrando as pessoas na direção de algoritmos

        Acho que vale perguntar duas coisas antes de assumir isso:

        1 - Estamos divulgando o Lemmy/Mastodon para tornar ele conhecido e visto como alternativa válida?

        2 - As pessoas que sabem da existência do fediverso e não migraram, realmente querem fugir dos algoritmos?

        As pessoas que querem fugir do algoritmo irão buscar alternativa, assim como na última migração de usuários do Reddit pra cá; os que não se importam, vão continuar onde estão. Não podemos forçar as pessoas a concordar com a gente, só podemos apresentar a alternativa e torcer pra que venham conosco.

        • bighi@lemmy.world
          link
          fedilink
          arrow-up
          2
          ·
          edit-2
          6 months ago

          Sobre a resposta da 1, não. E cada vez mais é um “não” mais forte e mais intenso, como no caso dessas desfederações.

          Sobre a resposta da 2, pra várias pessoas a resposta é sim. Muita gente não gosta dos algoritmos e propagandas, mas usar os clients oficiais é a única opção. Quando surge a opção de fugirem disso, nós falamos “não venham!” e mantemos eles lá.

          Eu mesmo estou lá usando o Threads em paralelo com o fediverso, por exemplo. E apesar de odiar as propagandas e algoritmos, eu uso o Threads MUITO mais que o fediverso porque lá tem gente e conteúdo.

          E sobre o outro comentário:

          pela sua lógica, deveríamos manter a federação com todas as instâncias

          Nunca falei nada nem próximo disso.

          O que tem de ilegal no Threads é geralmente banido rápido. E o que tem de imoral que passa sem ser banido é uma porcentagem ínfima. Só parece ser muita coisa porque são esses que o algoritmo pega pra te mostrar.

          Como aqui não temos algoritmos enfiando posts polêmicos na nossa cara, temos o ambiente perfeito pra consumirmos só o que tem de bom no Threads.

          É muito diferente de federar com uma instância nazista do fediverso, que só vai ter coisa ruim.

          Mas enfim, nada do que eu diga vai mudar nada. Nós vamos sufocar o fediverso com nitpickings e gatekeeping nerd, mantendo ele sempre como o nicho do nicho. Enquanto deixamos as grandes redes sociais dominarem a mente das pessoas.

      • bgh251f2@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        2
        arrow-down
        1
        ·
        6 months ago

        Se cada vez que o fediverso tiver a chance de ganhar vários usuários nós fecharmos as portas, como o fediverso vai crescer? Não estamos matando o fediverso por sufocamento?

        Cara não é só ganhar usuários. Por exemplo: adianta a gente receber todos os trolls e bots? Não.

        O tipo de interação entre as pessoas numa rede como o Lemmy e Mastodon é diferente do tipo de interação de redes capitalizadas. O foco aqui não é e nunca vai ser o crescimento por si só e pensar que isso é ideal fere mais o fediverso do que ajuda. Você tem que animar o pessoal a entrar pra cá, não fazer eles entrarem num app capitalista e usar a gente como parte do quintal deles.

        Quanto ao “eles vão entrar onde tiver pessoas”, chama as pessoas pra cá ao invés de tentar exigir a gente de agregar eles.